
Vladimir Kramnik
Conseguiu sua primeira norma de mestre aos 11 anos e o primeiro título mundial de sua brilhante carreira veio em 1995, na cidade de Guarapuava, aqui mesmo no Brasil.
Foi indicado por Kasparov para integrar a equipe olímpica russa em Manila (Filipinas) em 1992, onde obteve o escore excepcional de 8,5 pontos em 9 partidas, atuação que lhe valeu o título de grande mestre internacional.
É um jogador de enorme talento, muito estudioso e disciplinado. Gosta de jogar com prudência, tomando muitas precauções, perdendo por isso pouquíssimas partidas.
Há muito tempo era apontado por todos (inclusive pelo próprio Kasparov) que ele ainda seria campeão mundial, já que juntamente com Anand, era o mais qualificado para assumir o controle do mundo das 64 casas.
A previsão de Kasparov se tornou realidade e para a infelicidade do gênio de Baku, Kramnik o venceu em um match que lhe tirou o título mundial que ostentava há 15 anos.
Já ocupou o terceiro posto de melhor jogador na listagem da FIDE com 2.772 pontos, atrás somente de Kasparov (2.849) e Anand (2.790).