Mini Open na escola Antônio Carlos, Domingo. Valendo Rating!
"Se a lógica é uma ciência que se ocupa com as leis do raciocínio, o xadrez é uma arte que reflete o lado lógico do raciocínio numa demonstração concreta, visível."

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Mates elementares

Qual é o material mínimo exigido para se dar mate ao Rei desacompanhado de suas peças?
Sabemos que o Rei, no meio do tabuleiro, pode ocupar oito casas; em casa marginal, cinco, e, nas casas angulares, somente três casas. Esta última posição, naturalmente, é a posição mais desfavorável possível.
Ocupando casa angular, o Rei levará mate se o adversário dominar as três casas que lhe restam e a própria casa angular em que é colocado; ao todo, quatro casas. Dessas quatro casas, duas serão dominadas pelo Rei adversário.
No diagrama 1, vemos que o Rei preto está em sua casa desfavorável e, das três que lhe restam, duas estão dominadas pelo Rei branco.


Digrama 1

O mate não poderá ser dado com um Bispo, ou então com o Cavalo somente; essas peças dando xeque ao Rei dominarão, é verdade, mais uma casa; contudo, não pode, cada uma, isoladamente, dominar a casas de escape b8 do Rei preto. Logo, não há mate.

Com dois Bispos (Diagrama 2) o mate já é possível; um deles dá o xeque e o outro impede a fuga do Rei.


Diagrama 2

Com dois cavalos (Diagrama 3) o mate é igualmente realizável; um deles dá xeque e o outro impede a fuga.


Diagrama 3

Bispo e Cavalo (Diagrama 4) dão mate de igual maneira.


Diagrama 4

No final com dois Bispos, ou Bispo e Cavalo, o mate é forçado contra as melhores jogadas do lado contrário; com dois Cavalos pode-se constituir uma posição de mate, apenas tendo a colaboração do adversário. Assim, analisando-se o Diagrama 3, é claro que o último lance das Brancas foi Nc2 mate. Forçosamente, o Rei preto, antes de se dirigir à casa a1, seu último lance, estaria em b1, onde recebeu o xeque do Cavalo colocado em d2. Sua melhor jogada, Kc1, não foi realizada. Logo, mate com dois Cavalos, só existe, quando o adversário não efetua as melhores jogadas. Não é, pois, um mate forçado.

Já vimos que o Rei branco em b6 domina duas casas das quatro que devemos dominar, quando o Rei preto está em a8 (Diagrama 1). As duas restantes podem ser também controladas com Dama e Torre (Diagrama 5 e 6).


Diagrama 5


Diagrama 6

E isso é claro, porque as duas casas que devem ser dominadas se localizam sobre a mesma horizontal, uma das vias de mobilidade da Dama e das Torres.

Para se praticar o mate ao Rei preto situado em casa marginal (Diagrama 7), mister se faz dominarmos as cinco casas de que ele dispõe e mais a casa que ocupa, isto é, seis ao todo.


Diagrama 7

Ora, o Rei branco pode dominar três casas e as restantes serão dominadas por uma Dama ou por uma Torre, como nos Diagramas 5 e 6, respectivamente, desde que essas casas se encontram sobre a mesma horizontal.

Com o Rei preto no meio do tabuleiro, nove casas devem ser dominadas: oito, de movimentos do Rei e mais uma ocupada por essa peça. O Rei branco domina três, como no exemplo anterior; as seis casas restantes se encontram em duas horizontais vizinhas. Por ai se vê que o mate ao Rei colocado no meio do tabuleiro requer mais peças (duas Torres, ou Torre e Dama).